domingo, 3 de novembro de 2019
terça-feira, 29 de outubro de 2019
O que é ACARS?
Talvez você já tenha ouvido falar sobre ACARS, especialmente após o trágico acidente com o Airbus A332 da Air France 447 que ia do Rio de Janeiro para Paris entre a noite do dia 31/05 e 01/06/2009.
Antes de cair no Oceano Atlântico a aeronave enviou várias mensagens ACARS indicando problemas elétricos e de perda da pressurização da cabine da aeronave, sem que houvesse outras indicações de problemas.
Para ajudar a entender o que é o ACARS, preparei essa matéria.
Também poderá acompanhar as mensagens recebidas em tempo real na minha página ACARS clicando aqui!
Antes de cair no Oceano Atlântico a aeronave enviou várias mensagens ACARS indicando problemas elétricos e de perda da pressurização da cabine da aeronave, sem que houvesse outras indicações de problemas.
Para ajudar a entender o que é o ACARS, preparei essa matéria.
Também poderá acompanhar as mensagens recebidas em tempo real na minha página ACARS clicando aqui!
Informações sobre o ACARS
P: O que é ACARS? | R: Aircraft Communications Addressing and Reporting System (ACARS) é um sistema digital de envio de informações entre uma aeronave e as estações terrestres, via rádio ou satélite. Trata-se de mensagens simples e curtas enviadas por uma aeronave, e que servem para analisar o comportamento de um determinado voo, p.ex., pelas companhias aéreas. |
P: Como posso captar as mensagens de ACARS? | R: Para captar as mensagens de ACARS, você vai precisar de um computador (pode ser um notebook ou até um raspberry), um rádio de VHF para captar a frequência que as mensagens são enviadas e um programa que faça a decodificação dessas mensagens. Hoje existe a possibilidade de você usar um Dongle no lugar de um rádio VHF, juntamente com alguns programas gratuitos que fazem a decodificação das mensagens |
P: Tem algum problema fazer esse tipo de acompanhamento? | R: Não. Os programas que captam e decodificam essas mensagens não interferem na comunicação das aeronaves e das empresas aéreas. É semelhante escutar uma rádio FM, onde você apenas pode escutar a transmissão, e não interfere na transmissão da rádio |
segunda-feira, 28 de outubro de 2019
Radar e Escuta Aérea ao vivo com o tráfego aéreo em São Paulo
Acompanhe ao vivo o tráfego aéreo na região de Guarulhos com escuta das conversas entre pilotos e controladores de tráfego aéreo.
quinta-feira, 12 de setembro de 2019
quinta-feira, 5 de setembro de 2019
domingo, 25 de agosto de 2019
terça-feira, 20 de agosto de 2019
Arremetida do A388 da Emirates na aproximação para Guarulhos
Hoje o A388 da Emirates teve que arremeter quando estava se aproximando para o pouso em Guarulhos.
Na aproximação final, ele não conseguiu capturar o ILS da pista 09L e aproximou muito das aproximações da pista 17 de Congonhas.
Após a arremetida ele fez uma nova aproximação e conseguiu pousar sem maiores problemas.
Mas o tráfego que estava aproximando para Congonhas deve ter levado um susto. Teve que fazer um 360 para continuar a aproximação.
Na aproximação final, ele não conseguiu capturar o ILS da pista 09L e aproximou muito das aproximações da pista 17 de Congonhas.
Após a arremetida ele fez uma nova aproximação e conseguiu pousar sem maiores problemas.
Mas o tráfego que estava aproximando para Congonhas deve ter levado um susto. Teve que fazer um 360 para continuar a aproximação.
quinta-feira, 15 de agosto de 2019
Nova versão do Dumpvdl2 para VDL-2
Já está disponível uma nova versão do programa Dumpvdl2, usado para captar as mensagens VDL-2 enviadas e recebidas por algumas aeronaves.
A versão 1.70 tem as seguinte mudanças:
A versão 1.70 tem as seguinte mudanças:
- Revisão completa do código de geração de saída. As mensagens não são mais impressas diretamente no arquivo de saída, mas armazenadas na memória de maneira estruturada e serializadas em uma seqüência de saída (ainda na memória), que é então impressa em um arquivo de saída. Essa alteração não traz benefícios ou características significativas ainda, mas é um passo importante para a arquitetura multi-saída e multi-formato na próxima versão. Um efeito colateral disso é a formatação de saída mais concisa (recuo). O objetivo disso é visualizar melhor a hierarquia de mensagens (estrutura em camadas). Nota : libacars versão 1.3.0 ou posterior agora é necessário para compilar e executar o dumpvdl2.
- Aprimoramentos significativos nos decodificadores CLNP, COTP e IDRP. A maioria, senão todos os cabeçalhos de protocolo, agora são decodificados e incluídos na saída.
- Adicionado um decodificador para SPDUs do Protocolo de Sessão X.225.
- Adicionado um decodificador para relatórios de erros SNDF VDL.
- XID: decodificação aprimorada de sequenciamento XID, suporte a freqüência e atributos de máscara do sistema.
- X.25: descodificação melhorada dos campos das instalações, causas de eliminação de chamadas e códigos de diagnóstico.
- Pequenas correções de bugs.
Poderá fazer o download do programa clicando aqui.
Segue abaixo um exemplo de uma mensagem recebida pela nova versão do Dumpvdl2:
domingo, 30 de junho de 2019
Tráfego aéreo com escuta ao vivo em tempo real da TMA São Paulo
Estou ao vivo fazendo uma transmissão da tela do meu radar mostrando o tráfego aéreo na Terminal São Paulo com escuta aérea das conversas entre pilotos e controladores de tráfego aéreo!
Vídeo filmado de helicóptero cruzando a cabeceira 35 de Congonhas
Confira o vídeo filmado de um helicóptero cruzando a cabeceira do Aeroporto de Congonhas (SBSP/CGH) no final da tarde com um lindo por do sol!
Agradecimentos ao Cmte. Flemming que permitiu a reprodução desse maravilhoso vídeo aqui no Blog RadarBoxBrasil!
Agradecimentos ao Cmte. Flemming que permitiu a reprodução desse maravilhoso vídeo aqui no Blog RadarBoxBrasil!
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