Escuta Aérea da Torre Guarulhos e Terminal São Paulo

Escuta aérea do Controle São Paulo , Centros Brasília e Curitiba e da Torre do Aeroportos de Guarulhos(SBGR)

Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2019

O que é ACARS?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre ACARS, especialmente após o trágico acidente com o Airbus A332 da Air France 447 que ia do Rio de Janeiro para Paris entre a noite do dia 31/05 e 01/06/2009.

Antes de cair no Oceano Atlântico a aeronave enviou várias mensagens ACARS indicando problemas elétricos e de perda da pressurização da cabine da aeronave, sem que houvesse outras indicações de problemas.

Para ajudar a entender o que é o ACARS, preparei essa matéria.

Também poderá acompanhar as mensagens recebidas em tempo real na minha página ACARS clicando aqui!

Informações sobre o ACARS

P: O que é ACARS? R: Aircraft Communications Addressing and Reporting System (ACARS) é um sistema digital de envio de informações entre uma aeronave e as estações terrestres, via rádio ou satélite. Trata-se de mensagens simples e curtas enviadas por uma aeronave, e que servem para analisar o comportamento de um determinado voo, p.ex., pelas companhias aéreas. 
P: Como posso captar as mensagens de ACARS? R: Para captar as mensagens de ACARS, você vai precisar de um computador (pode ser um notebook ou até um raspberry), um rádio de VHF para captar a frequência que as mensagens são enviadas e um programa que faça a decodificação dessas mensagens. Hoje existe a possibilidade de você usar um Dongle no lugar de um rádio VHF, juntamente com alguns programas gratuitos que fazem a decodificação das mensagens
P: Tem algum problema fazer esse tipo de acompanhamento? R: Não. Os programas que captam e decodificam essas mensagens não interferem na comunicação das aeronaves e das empresas aéreas. É semelhante escutar uma rádio FM, onde você apenas pode escutar a transmissão, e não interfere na transmissão da rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twiiter @RadarBoxBrasil